Centro de Itajaí: confira dicas do fazer no coração da cidade 

Compartilhar

Apesar de ser uma cidade de pequeno / médio porte, morar em Itajaí tem muitas vantagens. O município economicamente próspero está localizado no litoral norte de Santa Catarina e pertence ao Vale do Itajaí.

Com 219.536 habitantes e uma área de 288.402 km², oferece aos moradores qualidade de vida, oportunidades de trabalho e segurança.

Sua cultura também é rica. Foi colonizada por europeus, especialmente Madeira e Açores. O epicentro da colonização de Itajaí aconteceu no centro da cidade, o que faz com que, esta região seja carregada de muita história. 

Tudo isso somado às atrações, comércio vasto e gastronomia variada torna a região central de Itajaí em um dos lugares mais interessantes e atraentes da cidade. Por isso, continue a leitura e conheça algumas sugestões que merecem sua visita.

Igreja Imaculada Conceição

Também conhecida como igrejinha velha, é considerada um dos monumentos mais antigos de Itajaí. Este local é considerado o ponto zero da cidade. Foi nele que os primeiros colonos europeus de Itajaí desembarcaram. A igreja foi inaugurada em 1834 e, na época, ficava às margens do Rio Itajaí Açu.

Museu Histórico de Itajaí

O palácio Marcos Konder foi erguido em 1925 para abrigar o paço municipal e os três poderes da cidade, e desde 82 foi transformado no Museu Histórico de Itajaí.

É um charmoso prédio de arquitetura eclética na esquina das avenidas Hercílio Luz e Coronel Marcos Konder. Seu acervo de mais de 16 mil peças conta a história de Itajaí e da região desde o período colonial.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

É a catedral da cidade e um importante cartão postal de Itajaí. Seu interior é decorado com obras religiosas dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli.O teto é todo pintado com desenhos religiosos e o altar em si é uma atração à parte. 

Calçadão Hercílio Luz

Uma primeiras ruas comerciais de Itajaí, a avenida Hercílio Luz já foi palco de muitos eventos, visitas ilustres e comporta grandes lojas da cidade. Conecta a igreja Matriz à igreja Imaculada Conceição e ao píer turístico.

Ao longo da alameda é possível conhecer várias lojas dos mais diversos segmentos como, por exemplo, roupas, calçados, papelarias e joalherias.

Itajaí Shopping

No coração de Itajaí, para os amantes de compras, também fica o Itajaí Shopping. Há mais de 19 anos, este edifício tem sido um ponto de encontro para os moradores locais.

Nele você encontra cinema, praça de alimentação e lojas famosas como Riachuelo, Hering, Boticário, Havaianas e outras.

Casa da Cultura Dide Brandão

Foi edificado em 1913 na Rua Hercílio Luz para abrigar o grupo escolar de Victor Meirelles. É patrimônio municipal e estadual e tornou-se centro cultural em 1982.

Uma variedade de cursos são oferecidos no local, incluindo teatro, música, desenho e artesanato. Há um pequeno auditório, salas e um grande pátio no centro. Ainda hoje há exposições sobre os mais variados temas.

José Bonifácio Brandão, conhecido como Dide Brandão, foi pintor, desenhista, escultor, entre outros ofícios relacionados. É reconhecido como um dos maiores artistas da cidade.

Mercado público de Itajaí

O Mercado Público é composto por duas áreas: o mercado velho e, ao lado, o mercado do peixe. O mercado velho foi construído em 1917 para ser um centro comercial de produtos da pesca.

Nos finais de semana, principalmente, traz atrações musicais e culturais, principalmente música ao vivo. É também o lar de vários festivais na cidade.

Sua principal vantagem é a interação entre gastronomia e artistas locais, gerando uma experiência cultural completa.

No mercado de peixes, você encontra frutos do mar frescos entregues direto do barco. Há também barracas que vendem flores, frutas, hortaliças, temperos, artesanato e muito mais.

 

Se estiver de passagem ou chegando na cidade, não deixe de programar sua rota turística e conhecer o que ela oferece de mais bonito: sua história.

Para conhecer mais sobre a cidade, acesse os outros artigos do nosso blog!

Relacionados

Lugares de Itajaí que não podem ficar de fora do seu roteiro cultural

Está planejando conhecer Itajaí ou passar as férias na...

Conheça alguns dos empreendimentos mais altos de Itajaí

Itajaí é uma das cidades mais visadas da região...

Vai comprar um imóvel usado? Confira estas dicas

Comprar um imóvel usado pode ser uma solução mais...

Saiba o que você precisa observar antes de comprar um imóvel na planta

Adquirir imóveis na planta envolve muitos riscos e deixa...

UniVali: conheça uma das mais reconhecidas universidade do Vale do Itajaí

A Universidade do Vale do Itajaí (UniVali) foi fundada...

As melhores opções de ensino para o seu filho em Itajaí

Antes de escolher um local para morar, é essencial...