Conheça os detalhes das obras do Binário Itajaí x Balneário Camboriú

Compartilhar

O Binário da avenida Osvaldo Reis vai dobrar a capacidade viária e, consequentemente, impulsionar os investimentos na região. O projeto criará uma nova conexão com Balneário Camboriú, visando continuidade à transformação da mobilidade urbana com melhor qualidade de vida para os cidadãos. O projeto é licenciado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e as negociações iniciais de desapropriação já começaram.

“Esta obra é um símbolo da nossa coragem e anseio de fazer por Itajaí. Junto com nosso planejamento estratégico, consultamos a população sobre o futuro da cidade e a construção de um novo acesso a Balneário Camboriú. Vamos criar um novo corredor de negócios e turismo que enfatiza nossa trajetória turística para Santa Catarina e toda a região, disse o prefeito Volnei Morastoni.

Para implantar a nova ligação entre Itajaí e Balneário Camboriú, a avenida paralela a Osvaldo Reis terá quase seis quilômetros de extensão. Há três quilômetros de obras pela frente, outros dois quilômetros de ampliação de pistas e reconstrução das estruturas viárias existentes. A plataforma Osvaldo Reis ligará a avenida José Copertino Chaves, no bairro Fazenda, com a avenida Márcio Ferreira de Mello e Silva, na praia Brava.

A nova via terá quatro pistas pavimentadas e uma pista exclusiva para transporte público e estacionamentos. A reforma e construção do novo local contará com amplas calçadas acessíveis, mobiliário urbano, ciclovias e iluminação pública de LED.

A estrutura atual da Avenida Osvaldo Reis também vai receber intervenções. A área será reurbanizada e preparada para implementar uma rota de mão única, da praia Brava até a região do bairro Fazenda. A nova via, no entanto, está prevista para ficar no sentido oposto.

A duplicação da avenida Osvaldo Reis é o maior investimento da série de soluções responsáveis ​​por transformar a mobilidade urbana em Itajaí. O trabalho visa eliminar gargalos no trânsito intermunicipal entre as áreas urbanas de Itajaí e Balneário Camboriú. 

O custo do projeto é de 70 milhões de reais, incluindo desapropriação e obra. Os investimentos da Prefeitura de Itajaí visam criar novos investimentos e bem-estar para a cidade.

O projeto consolida a expansão e desenvolvimento urbano a leste de Itajaí por meio da criação de um novo corredor de transporte e negócios. Esta nova avenida vai estimular o mercado imobiliário ao gerar um novo fluxo de pessoas na região. 

A cidade de Itajaí criou um ambiente de negócios favorável à iniciativa privada ao facilitar o investimento na construção de infraestrutura. Este trabalho atrai novos investidores, inspira negócios locais e reflete a criação recorde de empregos ”, disse Thiago Morastoni, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Segundo técnicos da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, o retorno dos investimentos deve acontecer no primeiro ano. A análise mostra que a arrecadação incentivada com as novas construções e empreendimentos nos arredores do novo binário dobrará o investimento milionário da avenida.

A proteção ambiental é um dos pontos fortes do arrojado projeto de construção da avenida. O binário da Osvaldo Reis atende aos anseios da comunidade que foram apontados em nosso plano estratégico para definir a Itajaí do futuro, uma cidade socialmente justa, moderna e sustentável ”, disse o prefeito Volnei Morastoni.

O projeto prevê a construção de cerca de nove mil metros quadrados de áreas verdes e arborizadas ao longo da avenida. Além de promover o deslocamento sustentável em transporte público e bicicleta, a obra permitirá a construção de uma estrutura de travessia de fauna na estrada para garantir a vida dos animais da região. Este sistema de vedação impedirá, através de cercas, que os animais invadam a pista, e se desloquem sem prejudicar o seu habitat natural.

“Essas questões ambientais estão em destaque no projeto apresentado ao IMA em Florianópolis. O modelo de desenvolvimento proposto em nossas obras e transformações atende ao bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos ”, afirma Rodrigo Lamim, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

As obras estão previstas para 2022, mas já começaram as negociações para desapropriar a estrada. As obras terão início na praia Brava e seguirão até o bairro Fazenda.

 

Para saber mais informações da cidade, acesse o nosso blog.

Relacionados

Lugares de Itajaí que não podem ficar de fora do seu roteiro cultural

Está planejando conhecer Itajaí ou passar as férias na...

Conheça alguns dos empreendimentos mais altos de Itajaí

Itajaí é uma das cidades mais visadas da região...

Vai comprar um imóvel usado? Confira estas dicas

Comprar um imóvel usado pode ser uma solução mais...

Saiba o que você precisa observar antes de comprar um imóvel na planta

Adquirir imóveis na planta envolve muitos riscos e deixa...

UniVali: conheça uma das mais reconhecidas universidade do Vale do Itajaí

A Universidade do Vale do Itajaí (UniVali) foi fundada...

As melhores opções de ensino para o seu filho em Itajaí

Antes de escolher um local para morar, é essencial...