Saiba o que você precisa observar antes de comprar um imóvel na planta

Compartilhar

Adquirir imóveis na planta envolve muitos riscos e deixa muitas pessoas inseguras. Problemas como atraso na entrega não são incomuns. Além disso, há outras situações como, por exemplo, a dívida pode aumentar mais do que o esperado e outras em que o comprador corre o risco de ficar em uma situação delicada. 

Para evitar que esse tipo de situação ocorra, confira abaixo algumas dicas importantes de cuidados que você precisa ter antes de decidir adquirir o seu imóvel na planta.

https://certeiroimobiliaria.com.br/fale-conosco/

Verifique se a construtora é de confiança

Analise o histórico da empresa, denúncias em sites especializados e no Procon. Busque no site do Tribunal de Justiça possíveis processos contra a empresa.

Tente conversar com os proprietários dos imóveis já entregues por esta construtora para saber se a entrega ocorreu dentro do prazo acordado ou se houve algum outro tipo de problema.

Verifique a documentação do imóvel

Verifique se a incorporação foi devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis e observe o memorial descritivo do empreendimento. Ele deve conter informações básicas sobre o imóvel e o que deve ser entregue como, por exemplo, características, metragem e materiais.

Cuidado com cobranças indevidas

As taxas Sati e da corretagem podem ser consideradas abusivas. A primeira, diz respeito ao serviço de análise de documentos, que é oferecido pela construtora, porém, ela não é obrigatória.

A análise de documentos faz parte do trabalho da vendedora e a contratação de um advogado da empresa para assessorar o comprador é contrassenso, pois há conflito de interesses. Consequentemente, a taxa Sati é opcional.

Por outro lado, as taxas de corretagem não podem ser cobradas porque é a construtora que deve remunerar ao corretor. Se o consumidor for voluntariamente ao estande de vendas e não escolher quem irá atendê-lo, a construtora deve remunerar o intermediário, uma vez que é a empresa contratante.

Não decida pela compra do imóvel assim que conhecer o projeto

As empresas são obrigadas a fornecer uma cópia do contrato para leitura antes que eles sejam assinados, por isso é recomendável que você leia todos os documentos com atenção antes de tomar uma decisão. Caso tenha dúvida, busque um advogado em que você confie.

 

Se você está buscando por um imóvel na planta que atenda aos requisitos de segurança e aos seus critérios de avaliação e perfil, entre em contato com a gente. Nós temos um time de corretores preparados para te atender. 

Relacionados

Lugares de Itajaí que não podem ficar de fora do seu roteiro cultural

Está planejando conhecer Itajaí ou passar as férias na...

Conheça alguns dos empreendimentos mais altos de Itajaí

Itajaí é uma das cidades mais visadas da região...

Vai comprar um imóvel usado? Confira estas dicas

Comprar um imóvel usado pode ser uma solução mais...

Saiba o que você precisa observar antes de comprar um imóvel na planta

Adquirir imóveis na planta envolve muitos riscos e deixa...

UniVali: conheça uma das mais reconhecidas universidade do Vale do Itajaí

A Universidade do Vale do Itajaí (UniVali) foi fundada...

As melhores opções de ensino para o seu filho em Itajaí

Antes de escolher um local para morar, é essencial...