fbpx

Quais os custos na hora de comprar um imóvel?

Quais os custos na hora de comprar um imóvel?



 

Hoje eu vim responder uma pergunta que muitos clientes me fazem.

Gabriel, quais os custos que eu tenho na hora de comprar um imóvel?


Basicamente, se você tá comprando um apartamento na planta e vai pagar direto com a construtora, no ato, nenhum! Por quê? Você faz um contrato de compra e venda com a construtora e segue pagando, quando chegar na entrega desse empreendimento e você for financiar com o banco, aí sim você vai fazer a escritura e os trâmites. Se você continuar pagando com a construtora depois de pronto, também nenhum custo. Vai ter custo só quando você quitar.
Se você estiver pagando para a construtora durante a obra e depois for financiar com o banco na entrega das chaves, aí sim você terá o custo. Ou, se você está comprando o imóvel pronto, aí você já tem o custo de imediato. O custo basicamente acontece quando você vai fazer a escritura.

Quando você compra com o banco, você já faz a escritura no seu nome, porém com uma “alienação fiduciária”. Basicamente, o banco vai colocar na sua escritura, que você tem uma dívida com ele.

Quando você vai fazer a escritura, você tem 3 custos:

O primeiro custo é da escritura: Se você está comprando o imóvel a vista, você provavelmente fará uma escritura nos cartórios, nos tabelionatos. Então você pagará um valor que gira em torno dos dois mil reais.
Depois, tem-se o custo na prefeitura: O custo aqui tem 2 índices, eles cobram 2% sobre o valor a vista e 1% sobre o valor financiado. Então vamos supor que você está comprando um imóvel de 500 mil reais à vista, é 2% sobre esse valor, ou seja, 10 mil reais de ITBI. Mas se esse imóvel fosse 100 mil à vista e 400 mil financiado? Você pagaria sobre os 100 mil, 2%, ou seja, dois mil reais e sobre os 400 mil, 1%, ou seja, quatro mil reais. Então você pagaria 6 mil reais de ITBI
IBTI é o Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis. É o imposto que a prefeitura cobra toda vez que você está fazendo uma nova aquisição.

Então vamos lá. Você pagou o custo do cartório, tabelionato e fez a escritura... gerou a guia do ITBI, pagou a guia do ITBI. Agora temos que registrar esse imóvel no “Registro de Imóveis”. O Registro de Imóveis vai te cobrar um registro e também a taxa do FRJ (Fundo de Reaparelhamento Judicial). Dependendo do valor do imóvel você pode gastar mais uns 3 mil reais.
Em casos como no Minha Casa Minha Vida, os custos vão de 5 mil reais e podem chegar até 20 mil reais dependendo do valor do imóvel.

Se você quer um valor mais específico, você pode entrar em contato conosco a qualquer momento.

É importante falar, se você está comprando um imóvel FINANCIADO, você não fará sua escritura no tabelionato. Por quê? O próprio banco fará a “escritura bancária”, que é o contrato do banco que já serve como uma escritura. Dependendo de ser financiado ou Minha Casa Minha Vida, você pagará uma taxa baixa, menos de 500 reais. Se for fora do MCMV, a maioria dos bancos cobram taxas que vão entre 3 mil e 4 mil reais.

É muito comum aqui em Itajaí, as pessoas comprarem apartamentos na faixa de 300, 400 mil. Eles gastam em torno de 10, 11 mil entre taxas de banco, ITBI e Registro de Imóveis.

Então esses são os 3 custos que você vai investir na compra do seu 1º imóvel. Lembrando que se for MCMV, como há descontos no registro bancário e no registro de imóveis e por causa do valor ser menor, geralmente não passa de 5 mil reais.

Qualquer dúvida ou informação que você precise é só preencher o formulário abaixo que um de nossos corretores entrará em contato com você.







 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © - Todos os direitos reservados.

WhatsApp Entrar em contato