Lugares de Itajaí que não podem ficar de fora do seu roteiro cultural

Compartilhar

Está planejando conhecer Itajaí ou passar as férias na cidade? Confira algumas das principais atrações culturais da região que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Mercado Público de Itajaí

Antiga reivindicação de comerciantes, pescadores e agricultores itajaienses, o Mercado Público começou a ser projetado no ano de 1916, com a sua arquitetura imponente, que foi marcada pela influência exercida por parte dos imigrantes de origem germânica.

 Foi inaugurado em 1º de Janeiro de 1917, e destinou-se à venda a varejo de gêneros molhados e secos. Em 1936, depois de um incêndio, foi modificado na parte externa, onde foram demolidos os frontões e adaptou-se a arquitetura ao art-déco, então em vigência.

 Hoje, é um espaço de tradições populares e lugar onde acontecem as tradições e festejos populares como, por exemplo, o Carnaval, os Festivais de Música e de Teatro.

Lugar ideal para comprar peças típicas do artesanato da região, petiscos e pratos típicos da região para serem saboreados dentro do pátio do mercado. 

Mercado do Peixe

Sempre bem movimentado, o Mercado do Peixe possui como atração principal a venda de pescado fresco diretamente ao consumidor.

 Sua localização está situada ao lado do Mercado Velho, onde também é possível encontrar lojas de produtos artesanato, produtos naturais e restaurantes.

Herbário Barbosa Rodrigues

Fundada em 1942, a instituição cultural e científica dedica-se ao estudo da flora do Sul do Brasil, hoje é uma instituição conhecida e respeitada devido às suas descobertas e publicações no campo da Botânica.

Teatro Municipal de Itajaí

O Teatro Municipal de Itajaí foi inaugurado em 2004 e desde este período possui uma programação recorrente de diversas produções. Possui uma estrutura moderna e climatizada, acessibilidade e comporta 515 pessoas, sendo 10 cadeirantes e 505 poltronas.

 O local possui o mais moderno sistema para prevenção de incêndio, iluminação cênica e sonorização, além disso, possui também equipe de apoio, oferecendo uma ótima estrutura para receber as produções. Além disso, possui amplo hall do teatro, aberto a exposições artísticas.

 O Teatro Municipal colocou a cidade de Itajaí, juntamente com Florianópolis, Blumenau e Joinville, no roteiro nacional e internacional dos espetáculos mais importantes do circuito.

Itajaí Criativa, Residência Artística

Construída em 1928, instalada na antiga Casa Almeida e Voight e tombada como patrimônio histórico, a Itajaí Criativa – Residência Artística é sede da Cia. de Teatro Téspis, e possui um espaço aberto e amplo destinado ao compartilhamento de produções e formações artísticas.

Parque Aquático Zacarias

O Parque Aquático Zacarias está localizado em uma área de 60.000 m², em meio a uma reserva ecológica com cerca de 1.000.000 m². O parque foi fundado em 1993 e desde então vem atendendo ao público de diversas idades, proporcionando tranquilidade e emoção em um ambiente seguro e em contato com a natureza.

Cicloturismo Costa Verde & Mar

Cicloturismo é uma modalidade de viagem turística utilizando a bicicleta não apenas como meio de transporte, mas também como uma companheira de viagem, geralmente em caminhos de interior e estradas secundárias.

 Ao mesclar trechos de litoral com o interior, este circuito que possui o total de 270 km oferece grande diversidade em cultura e paisagem. O roteiro passa por pontos de destaque nacional e locais de incomparável beleza.

Casa Burghardt

Inserida em uma das ruas mais antigas de Itajaí, esta casa possui uma grande importância para a história da cidade.

 Construída em 1902, ela tem estilo eclético originado da influência germânica. Destaca-se pelos seus 4 frontões, onde cada um dos pavimentos é tratado de forma diferenciada.

 Seus frontões receberam um dedicado tratamento de curvas e ornamentos próprios do barroco alemão. Já na parte térrea ela funciona como uma Galeria de Artes que é aberta ao público.

 

Para conhecer mais sobre a cidade e seus principais destaques, acesse nosso blog e conheça as nossas categorias de conteúdo.

 

Relacionados

Lugares de Itajaí que não podem ficar de fora do seu roteiro cultural

Está planejando conhecer Itajaí ou passar as férias na...

Conheça alguns dos empreendimentos mais altos de Itajaí

Itajaí é uma das cidades mais visadas da região...

Vai comprar um imóvel usado? Confira estas dicas

Comprar um imóvel usado pode ser uma solução mais...

Saiba o que você precisa observar antes de comprar um imóvel na planta

Adquirir imóveis na planta envolve muitos riscos e deixa...

UniVali: conheça uma das mais reconhecidas universidade do Vale do Itajaí

A Universidade do Vale do Itajaí (UniVali) foi fundada...

As melhores opções de ensino para o seu filho em Itajaí

Antes de escolher um local para morar, é essencial...