Se você está pensando em se mudar e pretende e escolheu o aluguel como opção, precisa conhecer a documentação para dar início ao processo de locação de um imóvel. Apesar das oscilações nas taxas de aluguel de imóveis, para quem não tem condições de investir na compra, essa continua sendo uma boa opção de moradia.
Cada imobiliária tem suas próprias regras e exigências de aluguel, mas a documentação geralmente segue um modelo. Por isso, na hora de escolher um imóvel na área que você deseja, seja em um local tranquilo, ou por ser próximo ao trabalho ou da faculdade, mantenha a documentação em mãos para agilizar o processo e aproveitar a oportunidade.
Neste post você conhecerá os documentos necessários para alugar um imóvel e o que precisa observar quanto à documentação.
Quais são os documentos necessários imóvel?
Para a locação de um imóvel existe uma lista de documentos que devem ser separados e apresentados à imobiliária para apresentação do pedido de aprovação e posterior elaboração do contrato. Listamos esses documentos, destacando sua importância e papéis que ocupam dentro do processo de locação.
Comprovante de renda
A comprovação de renda é necessária para provar que você pode, de fato, custear o aluguel. Normalmente são necessários 3 comprovantes de renda – eles devem ser mantidos em dia.
Não padrão Mas as imobiliárias geralmente exigem que a renda seja de três vezes o valor do aluguel. Aqui, se você é autônomo, pode ser um recibo de pagamento ou um recibo de serviços prestados.
Documento de identificação com foto e CPF
Onde quer que seja necessário um documento de identidade devemos ter um deles, à mão, conosco. Alugar um imóvel também não é diferente: você deve apresentar um documento como RG ou CNH, com o CPF para constar no contrato de locação.
Certidão de estado civil
A maioria das imobiliárias exige um certificado para provar o estado de casamento do inquilino. Consequentemente, se você for casado ou viúvo, deverá apresentar o documento atualizado – geralmente em até 90 dias. Aqui você deve se informar com a empresa que será responsável pelo contrato.
Comprovante de residência
É necessário comprovante de residência para qualquer serviço. A maioria exige este documento para comprovar que o requerente tem residência permanente. Vale ressaltar um detalhe: nem todas as faturas recebidas em casa são válidas como comprovante.
Uma adição relacionada à documentação é que a papelada pode variar dependendo do tipo de propriedade e da política da imobiliária.
O que observar antes de alugar um imóvel?
1. Estude bem o contrato de locação.
Conheça seus direitos e obrigações conforme descritos na lei do Inquilinato nº 8.245/91 de 1991, que regulamenta a relação entre locador e locatário
2. Conheça as Regras do Condomínio
Se você estiver se mudando para um condomínio, procure ficar por dentro sobre as regras e regulamentos gerais que o local possui, como, por exemplo, dias e horários em que você pode se mudar, regras básicas para a convivência e quem deve buscar em caso de problemas.
3. Troque as chaves
Em se tratando de aluguel de imóveis, sabemos que muitas casas ou apartamentos alugados já tiveram outros moradores ou até mesmo, as chaves emprestadas para terceiros enquanto estavam desocupados. Por isso, fazer a troca de chave é importante para garantir sua segurança durante o tempo em que residir no imóvel.
4. Fique atento à vistoria inicial
A vistoria é uma parte importante do processo de locação de um imóvel pois é o local onde todos os termos do imóvel são descritos. O documento é elaborado por um profissional habilitado e registra sua condição física, inclusive seu conteúdo, na forma de laudo escrito, além de imagens e vídeos.
Depois de receber a chave é aconselhável verificar o termo de vistoria e comparar o estado do imóvel com a listagem detalhada fornecida. Em caso de divergência, a imobiliária deverá ser notificada por escrito, respeitando o prazo acordado entre as partes.
Para ficar por dentro de mais informações sobre o mercado imobiliário, acompanhe nossos outros artigos.