O que você precisa observar antes de comprar o seu imóvel

Compartilhar

Poder conquistar a casa própria é um dos principais sonhos da maioria dos brasileiros. Isso faz muito sentido, considerando que o aluguel costuma ser a maior despesa de uma família representando, em alguns casos, metade do orçamento familiar. Por isso, o planejamento financeiro para a compra de imóveis é um passo importante.

As parcelas da casa própria podem realmente representar um valor considerável, porém, neste caso, trata-se de um investimento, e não de um gasto: o dinheiro vai para um bem que você possui e que poderá vender ou mesmo alugar no futuro.

Mas para fazer uma boa escolha, listamos, neste artigo, algumas dicas importantes que você precisa se atentar antes de decidir comprar um imóvel. Continue a leitura!

Saiba exatamente onde você está pisando

Se o imóvel é novo ou usado, o mutuário deve consultar a construtora e imobiliária que são intermediárias para a compra. O comprador tem o direito de solicitar qualquer prova de que o imóvel está legalmente registrado é de que suas obrigações para com o governo e o condomínio estão em ordem.

Veja se o imóvel cabe no seu bolso

Dar o passo maior que a perna pode ser uma porta aberta para futuros fracassos. Por isso, analise se o imóvel vai caber no seu bolso ou não. Ao fazer isso, o valor das parcelas mensais não devem ultrapassar 25 % da renda familiar. Além disso, depois de pagar a parcela e todas as suas outras contas, é ideal economizar pelo menos 10 % do seu salário.

Dê preferência a reservar o valor da entrada

De acordo com consultores financeiros, o mutuário deve ter um terço do valor do imóvel para dar uma entrada antes de considerar o financiamento. Assim, você pode encurtar o prazo das prestações e reduzir o valor dos juros . Para profissionais, o prazo máximo recomendado é de 15 anos.

Compare bem as taxas

As taxas de juros podem variar muito de banco para banco. Por isso, é bom que o consumidor saiba: faz muita diferença, por exemplo, pagar uma taxa de 9 % para o “banco a” ou 12 % para o “banco b”. Nesse caso, o cliente da instituição “a” paga 25 % menos que o mutuário que opta pela instituição “b”.

Vale lembrar que não basta apenas ter dinheiro para pagar o financiamento, vale considerar também que há custos envolvidos na transferência de propriedade e imóvel e também para o pagamento do imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Escolha o imóvel visando suas necessidades

Analistas do mercado imobiliário dizem que o comprador deve imaginar sua vida em oito anos: daqui a alguns anos vou me casar, constituir família, trabalhar na mesma área? A decisão de compra não deve ser tomada com base em necessidades imediatas, mas com base em uma perspectiva de longo prazo.

A localização é um dos fatores de peso na escolha de um imóvel

A localização é um dos principais fatores na avaliação de um imóvel. Fique atento se existe na região acesso a um comércio de qualidade, serviços e o índice de violência no bairro onde você está pensando em comprar um imóvel. 

E não se esqueça de respeitar o seu perfil: se você aprecia tranquilidade, não adianta comprar um apartamento para residir em um bairro com noites agitadas simplesmente porque as perspectivas de valorização são boas.

 

Se você está considerando comprar seu imóvel e está buscando uma localização com crescente potencial de valorização e acesso a um padrão de vida de qualidade, a cidade de Itajaí, com certeza, merece fazer parte da sua pesquisa.

Para saber mais sobre a região, acesse os outros artigos do nosso blog e conheça, em detalhes, os maiores destaques da cidade.

Para conhecer os melhores investimentos imobiliários da região, fale com a gente. Nosso time de corretores está pronto para te atender! 

Relacionados

Lugares de Itajaí que não podem ficar de fora do seu roteiro cultural

Está planejando conhecer Itajaí ou passar as férias na...

Conheça alguns dos empreendimentos mais altos de Itajaí

Itajaí é uma das cidades mais visadas da região...

Vai comprar um imóvel usado? Confira estas dicas

Comprar um imóvel usado pode ser uma solução mais...

Saiba o que você precisa observar antes de comprar um imóvel na planta

Adquirir imóveis na planta envolve muitos riscos e deixa...

UniVali: conheça uma das mais reconhecidas universidade do Vale do Itajaí

A Universidade do Vale do Itajaí (UniVali) foi fundada...

As melhores opções de ensino para o seu filho em Itajaí

Antes de escolher um local para morar, é essencial...